quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pensei em várias formas de escrever meu primeiro post. Os Cinco ? Sentidos era uma idéia perdida entre tantas linhas que costumo rabiscar, mexendo nos meus papéis, achei um sentido para amenizar a saudade que sinto de uma época, única e mágica, de verdadeiros amigos, que estavam ligados por um sentimento maior: o amor. Falo de cinco pessoas, representados pela minha mão, os meus dedos tão diferentes e tão necessários. Antes de narrar, contarei porque Cinco ? Sentidos. Sempre gostei de escrever, tudo começou com as cartinhas de amor (guardadas em um classificador envelhecido pelo tempo), poesias (sem graça, assumo), diários, agendas enfeitadas (tenho coleções, acreditam?), o tempo foi passando, as palavras permaneceram me seguindo e as idéias perambulando na minha cabeça, mas só eram rabiscados em momento de dor, quandoa quele namorado não correspondia, o pai proibia uam saída pra aquele show imperdível, a mãe brigava por ficar o dia inteiro na rua, por tirar notas baixas, ou a amiguinha tomata o menino mais bonito da sala que você estava perdidamente apaixonada, quando estava num estado deprimente. Não imaginava que os textos escritos por mim despertavam sensações aos poucos que tinham acesso ao meu mundo. Precisava assumir o quanto amava escrever e era capaz disso. Era meu coração sempre ali naquelas linhas, as palavras eram eu. E a vontade de concretizar meu sonho, começou quando decidi ingressar no curso de Jornalismo e achar o ser perdido em mim. Voltando para os Cinco ? Sentidos, significa a amizade entre seis pessoas diferentes e tão iguais. Os amigos nós que escolhemos! E neste, círculo fechado, fui escolhida. Janaína, Ina, Jana, a mãe. Regida pelo signo de Áries, autóritária, impulsiva. Mesmo com temperamento forte é mais amda por nós cinco (disso tenho certeza), é aquela que pedimos socorro, aconselha de uma forma despreendida, rindo de cada detalhe qunado percebemos nem lembramos mais do real motivos dos lamentos. Fernanda, nanda, a "atora". Regida pelo signo de Virgem, pura, critica. Era considerada a mais bonita das cinco, dona de uma cabeleira negra e brilahnete, ams que nunca usou da sua beleza. Sendo uma criatura muito carinhosa, prestativa, dramática, escandalosa...acabo de lembrar de quando enchia nossas mães para agradar os seus mimos..isso ela é: mimada. Daí, a "atora do vale" surge. (apelido dado por André, a "?") Amanda, Loura, a moderninha. Regida pelo signo de Áries. Diferente da outra ariana, é menos impulsiva e briguenta. Tem uma natureza dócil e sensível. Sempre foi a primeira em tudo...era a nossa "loira" que arrasava por onde passava, e de burra ela não tem nada. Mariana, Mari, a chorona. Regida pelo signo de Câncer, sensível, tímida. Era de uma delicadeza, de uma educação, de uma inteligência. Sofria por amor sem vergonha. Corria pra nós sempre, com seus olhos pequenos, puxados e chorosos. Sabia que sentiria menos dor. André, Andrézinho, Deco, a interrogação. Regido pelo signo de Peixes, acolhedor, amigo, sonhador. Era nosso homem, nosso conselheiro, nosso parceiro, nossa duvida, nossa certeza, nosso sustento. Era o carnaval em nossas vidas. Junto dele, o dia era colorido. Ivana caroline, Carol Ivana, Carol, a romântica. Regida pelo signo de Escorpião, misteriosa, irônica, vingativa. Acreditava em principe encantado e cavalo branco. Apaixonada, sonhava. Era a emoção dos cinco, aquela que sentia pelos seus corações. Se escrevo, é pra alimentar a nostalgia do meu passado, das relçaões sólidas que o tempo modifica, das lembranças vivas e das histórias que vivi para poder contar, quando a ausência habita e o coração chora de saudade.






Por Ivana Araujo

Nenhum comentário: